Uma dieta (ahara) e um estilo de vida (vihara) adequados são partes integrantes da terapia ayurvédica para restabelecer o equilíbrio psicossomático perturbado do corpo e são essenciais para manter o nosso equilíbrio constitucional individual dos três doshas que garantem a nossa saúde.
Dieta Ayurvédica
A dietoterapia ayurvédica (ahara) consiste na preparação e consumo conscientes de alimentos adequadamente selecionados que estejam em harmonia com a nossa constituição dosha. Esses alimentos tornam-se então o nosso medicamento, afetando profundamente o estado da nossa saúde física, mental, emocional e espiritual. Por isso, é muito útil conhecer o funcionamento dos seis sabores (doce, azedo, salgado, picante, amargo e adstringente) e respeitar alguns princípios práticos:
- não comer em excesso
- não beber sumos de fruta durante as refeições
- não beber água fresca
- não comer antes das 7h e depois das 19h
- estar atento às combinações alimentares adequadas
- comer num ambiente calmo e agradável
Recomendações para a dieta de pessoas com predominância de Vata dosha
Recomendações para a dieta de pessoas com predominância de Pitta dosha
Recomendações para a dieta de pessoas com predominância de Kapha dosha
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Tipos básicos de dieta segundo a Ayurveda
A Ayurveda reconhece os alimentos como Sattvicos, Rajásicos ou Tamásicos de acordo com o seu efeito na psique humana. Cada alimento é caracterizado por uma das três qualidades cósmicas (gunas).
- Sattva é a qualidade da luz, do conhecimento e da harmonia.
- Rajas representa a energia, o movimento e a atividade constante.
- Tamas representa a escuridão, a inatividade e o sono.
As pessoas que consomem sobretudo alimentos sattvicos naturalmente doces, como arroz, cevada, batata-doce, lentilhas vermelhas ou amarelas, legumes, frutas, frutos secos, leite, queijo, xarope de cana e mel, são amáveis, calmas, optimistas e cheias de vigor. As pessoas que têm uma dieta predominantemente rajásica de alimentos fermentados e fritos, juntamente com ingredientes picantes, salgados e ácidos, como caril, malagueta, feijão, sal, pimenta, legumes em conserva, vinagre, natas ácidas, café, coca-cola e chá preto ou verde, são propensas a irritabilidade, nervosismo e impaciência. As pessoas que privilegiam uma alimentação tamásica com preponderância de sabores amargos e adstringentes, como a carne, o peixe, os cogumelos, os ovos, a cebola, o alho, o álcool ou os restos da refeição de ontem, e que procuram doces à base de açúcar refinado, produtos lácteos, iogurtes e gelados, são propensas à fadiga, ao desânimo e ao pessimismo.
É aconselhável ajustar a dieta em relação às mudanças das estações. No outono e no inverno (estação do doshaVata), devemos preferir alimentos e bebidas quentes e uma dieta mais nutritiva e gordurosa. É bom comer mais alimentos doces, azedos e salgados e menos alimentos amargos e adstringentes. Evitar alimentos secos e crus. Na estação quente do verão (estação do dosha Pitta), o poder de digestão diminui e, por conseguinte, temos menos fome ou não temos apetite. É bom escolher alimentos frios, frutas e saladas de legumes e dar preferência a sabores doces, amargos e adstringentes e evitar alimentos azedos e picantes. Na primavera (estação do dosha Kapha), preferir uma dieta leve e seca. Escolher alimentos quentes e bebidas quentes. É aconselhável comer alimentos picantes e preferir os sabores amargos e adstringentes aos azedos e salgados. Isto ajuda o importante processo de desintoxicação da primavera. Recomenda-se a redução dos doces.
Estilo de vida ayurveda
A terapia do estilo de vida saudável (vihara) é o meio mais natural e o chamado “caminho do meio” para alcançar o equilíbrio físico e mental. Não significa suprimir as nossas necessidades, mas aprender a controlá-las e a viver de acordo com a nossa natureza constitucional e a orientação interior da nossa alma (atman), que é a própria essência da vida e a verdadeira fonte da nossa capacidade de cura.
Assim, se conseguirmos incorporar o ioga e a meditação na nossa rotina diária, isso ajudar-nos-á a perceber a orientação interior da nossa alma. Uma prática regular de meditação pode incluir posturas corporais (asanas), exercícios de respiração, repetição de mantras ou visualizações concebidas para acalmar e sossegar as nossas mentes, de modo a podermos sentir paz, amor e compaixão no nosso centro do coração, no meio do peito (anahata chakra). Sem meditação ou outro ritual espiritual de acordo com as práticas religiosas ou culturais tradicionais, as nossas vidas não têm um fundo real de segurança interior, estabilidade, confiança e equilíbrio.
“Mais pequena do que a mais pequena, maior do que a maior, a alma respira no coração sagrado do homem."- Kathopanishad
A Ayurveda apela sobretudo à prevenção consciente e a um estilo de vida saudável, porque a origem da maioria das doenças está, setenta por cento, escondida num estilo de vida incorreto, que provoca perturbações dos doshas individuais. As perturbações do equilíbrio constitucional são sempre tratadas mais facilmente nas suas fases iniciais do que nas suas fases avançadas, quando começam a manifestar-se sob a forma de várias doenças. Por conseguinte, o sucesso da terapia ayurvédica depende principalmente de uma dieta correta e também da nossa vontade de mudar alguns dos hábitos e paradigmas existentes na nossa vida quotidiana, que muitas vezes são a raiz dos nossos problemas de saúde.
O atual modo de vida moderno contribui significativamente para a perturbação do equilíbrio do nosso dosha, porque estamos constantemente expostos a situações que provocam sentimentos de preocupação, medo, insegurança ou agressividade. Uma alimentação incorrecta ou combinações inadequadas de alimentos, o consumo de carnes ou fritos, gorduras e hidratos de carbono, álcool, café ou o uso de produtos do tabaco e drogas químicas perturbam o equilíbrio dos três doshas. A preferência por altas velocidades na condução ou no desporto e as viagens constantes de carro ou de avião provocam uma agitação nervosa que aumenta o dosha Vata.
A utilização excessiva das redes sociais, a visualização de notícias, informações e anúncios na Internet ou nos meios de comunicação social, pela sua natureza coerciva e forma subliminar de persuasão, afecta o livre arbítrio do indivíduo, o seu pensamento e a sua tomada de decisões. A divulgação de notícias predominantemente negativas e unilaterais nos meios de comunicação social e a transmissão direta de conflitos e violência aumentam o dosha Vata e Pitta e estimulam emoções instintivas de hostilidade, insegurança e medo. A ênfase nos valores materiais de dinheiro, posses, sucesso e poder sobrepõe-se à necessidade natural de desenvolver ativamente os aspectos espirituais da vida.
A vida quotidiana da nossa civilização é conduzida apenas por ferramentas económicas convencionais, que incluem a criação de escassez, procura e estímulo, o aumento da eficiência do trabalho, lucro e recompensa, e a produção de entretenimento para momentos de lazer, conforto e relaxamento. É por isso que muitas vezes experimentamos sentimentos de sobressaturação, inquietação mental, vazio mental, frustração e insatisfação. Por isso, precisamos de regressar às raízes da natureza espiritual da vida e tomar medidas corretivas básicas sob a forma de ajustamento das prioridades e de uma rotina diária adequada (dinacharya) para trazer a vida a um equilíbrio natural sob a forma de saúde física e mental.